ANÚNCIO OFICIAL | Capítulo Geral Jesuíta


DOM JOÃO PEDRO DOS PASSOS SJ-M 

POR MERCÊ DE DEUS EM NOME DA SANTA IGREJA 
SUPERIOR GERAL DA COMPANHIA DE JESUS

Prot. 027/2025
Belo Horizonte - MG, 15 de Novembro de 2025.


ANÚNCIO OFICIAL | ENCERRAMENTO DAS FUNÇÕES DA ORDEM E INÍCIO DO PERÍODO CAPITULAR 

Aos irmãos Jesuítas, Noviços, Postulantes e Aspirantes e Irmãos de votos simples e Perpétuos, e a todos os que esta lerem, graça, saúde e paz vos sejam concedidas em abundância.

------------------------------------------------------------

CARTA DO ANÚNCIO OFICIAL DO CAPÍTULO GERAL DA 
COMPANHIA DE JESUS EM MINECRAFT (SJ-M) 

Com Jesus, reanimar em nós a missão evangelizadora em Minecraft para alcançar corações e mentes, não para nossa Glória, mas antes de tudo como necessidade.
  

 Flammam fidei et spei vivam serva 

------------------------------------------------------------


Queridos irmãos, no dia 30 de Maio deste ano, a pequena ordem Jesuíta que estava reiniciando seus trabalhos na comunidade, escolheram este humilde servo do Senhor para estar à frente desta tão amada ordem. O Estatuto Geral da Ordem Jesuíta, que teve sua 2° edição publicada após minha eleição, diz que o Superior Geral deve ficar a frente da Ordem por Sete (7) meses e este não pode ser novamente eleito no mesmo ano. De Maio até agora, Novembro, se passaram estes sete meses, então se finda meu governo Generalício na companhia de Jesus em Minecraft. 

Agora é chegada a hora de novamente refletirmos sobre as leis eclesiásticas de nossa ordem, ainda mal organizada e também eleger um novo superior para seguir a frente com esses novos trabalhos até Junho onde estaremos novamente em Capítulo. 

Com essa carta anuncio e decreto o fim do meu governo Generalício e junto comigo, são dispensados todos os serviços, tanto da Cúria Generalícia, da escola Formativa, quanto dos Guardiões, os irmãos da casa de Roma devem se dirigir imediatamente à casa mãe em Minas Gerais.

É chegada a hora de ratificar, com profunda veemência a palavra do nosso dileto fundador, Inácio de Loyola, quando afirmava da fundamental importância da evangelização como obrigação de todo cristão. Santo Inácio incentivava, assiduamente, os seus companheiros que é preciso orar e também anunciar o reino de Deus aos que ainda não o conhece. "Orai como se tudo dependesse de Deus, e trabalhai como se tudo dependesse de vós". Nisso o Capítulo Geral de nossa ordem iremos discutir em conjunto o novo rumo de nossa ordem tanto em leis eclesiásticas, quanto em um novo representante. 

Com esta carta também, Decreto e anuncio, o II Capítulo Geral da Ordem da Companhia de Jesus (Jesuítas - SJ), que será realizado em nossa casa mãe, no Mosteiro de Santo Inácio de Loyola, em Belo Horizonte - Minas. 

É o início de um itinerário que, nos seus vários dinamismos e etapas - pessoal, comunitário e geral -, nos dará a oportunidade de tratar, sob a óptica Jesuíta, os problemas e necessidades referentes a nossa companhia em Minecraft. 

O tempo de preparação - a partir de agora - será também o tempo de oração, de reflexão e de partilha. Estas são as condições para que o Espírito Santo nos inspire a sermos fiéis ao Evangelho e a nossa Ordem. Só com a oração será possível criar um tal clima espiritual que desperte em toda a Congregação o desejo e o impulso de conversão, fruto maduro do evento capitular.

Queridos irmãos, rezemos e promovamos a oração pelo bom êxito do II Capítulo Geral.
Rezemos, pessoalmente e em nossas comunidades. Vamos invocar a intercessão dos santos de nossa Ordem! Guiados por Santo Inácio de Loyola,  São Francisco Xavier, São José de Anchieta, eles nos alcançarão a graça de corresponder aos desígnios do Senhor. Por fim, confiemo-nos à proteção materna de Maria Santíssima, nossa Mãe, para que o Capítulo seja um acontecimento de graça para a nossa Companhia.

--------------------
APRESENTAÇÃO
DO TEMA, LEMA E ORAÇÃO 
--------------------



Tema: Com Jesus, reanimar em nós a missão evangelizadora em Minecraft para alcançar corações e mentes, não para nossa Glória, mas antes de tudo como necessidade.

Lema: Flammam fidei et spei vivam serva 

Em Jesus, o centro de nossa ordem, faremos a 2° capítulo geral da Companhia de Jesus, neste capítulo buscaremos organização da evangelização em nossa ordem para seu melhor funcionamento através da ajuda de diversos irmãos de outras ordens religiosas, assim alçando o coração das pessoas para sentirem o chamado à vocação Jesuíta, Missionários evangelizadores. Tudo isso não para alcançamos glória, mas para agirmos com amor sendo tudo como necessidade para a maior glória de Deus, benção e salvação de nossas almas. Nosso Capítulo será guiado sobre o propósito de mantermos vivas a chama da Fé e da esperança.

Oração pelo Capítulo: Pai misericordioso, Que ofereceste ao nosso pai Inácio um caminho de conversão E o conduziste pela mão a um sonho maior. Nós, seus filhos, Te pedimos agora, neste tempo de desafios e apelos, Que nos guies, como a ele, pelos caminhos da pobreza e humildade, para sentir e saborear a Tua Vontade. Acolhe, Pai, esta "mínima" Companhia, que se reúne em Teu nome. Acende em nossos corações o fogo do Espírito do Teu Filho, nosso irmão, amigo e Senhor, em cujo Amor e Vida tu continuas a nos reunir. Que o Teu Espírito nos acompanhe e guie, nestes dias de oração E discernimento em comum, para que possamos sentir a Tua Vontade em tudo e cumpri-la completamente. Nas mãos de Maria, Nossa Senhora do Caminho, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Amém. 

--------------------
ORGANIZAÇÃO 
--------------------

  • Comissão pré-capitular:
Deverá ser constituída uma comissão pré-capitular, presidida pelo Irmão Jesuíta mais velho (Decano dos Perpétuos), com religiosos Jesuítas e outros de diversas ordens religiosas, impelidos pelo firme propósito de coletar, estudar, elaborar o que for mais relevante para ser pautado em plenário.

O propósito desta comissão é:
  • Estudar e ordenar as contribuições recebidas compilando um dossiê que formará o documento básico para o trabalho do Capítulo Geral.
  • Preparar o Capítulo do ponto de vista organizativo: logística, subsídios, equipe de secretariado etc.
  • Propor o texto do Regimento do Capítulo, que será submetido à aprovação pelo plenário capitular. 

  • Capítulo Geral:
Os principais objetivos do Capítulo são: 
  • Tratar o tema central da revisão/projeto para o período do governo pós-capítulo.
  • Tratar eventuais outras questões relevantes.
  • Eleger o Superior Geral que comandará a Ordem pelos próximos 7 meses.

  • --------------------
    CALENDÁRIO
    --------------------

  • 15 de Novembro: Anúncio oficial do Capítulo Geral e encerramento das atividades do Superior Geral e do Governo atual da Ordem. (Todos devem se dirigir a Casa mãe Jesuíta o mais rápido possível).
  • 16 de Novembro: Nomeação da Comissão Pré-capitular (Religiosos consagrados em Geral e da Ordem) comandado pelo Decano dos Perpétuos.
  • 17 de Novembro: 1° Plenário Pré-capitular com a comissão para estudo sobre a pauta do capítulo. 
  • 18 de Novembro: 2° Plenário Pré-capitular com a comissão para o início da composição do regimento Capitular. 
  • 19 de Novembro: 3° e último plenário Pré-capitular com a Votação do Regimento e eleição do secretário e Chanceler geral do Capítulo (Podendo ser de outras ordens).
  • 20 de Novembro: Publicação das Nomeações Capítulares, subsídios e regimento; — Missa Solene do Início da Clausura dos Jesuítas e competentes do Capítulo Geral.
  • 21 de Novembro: Missa pela eleição do Novo Superior (Catequese Papal para a reflexão dos irmãos Jesuítas) e Procissão para a entrada no Capítulo Geral (Capela Capitular).
  • 22 de Novembro: Início da discussão dos assuntos pendentes (2 sessões Noturnas).
  • 23 de Novembro: Sessões de votação e eleição do Novo Superior Geral (até 4 Sessões Noturnas). — Apresentação oficial do Novo Superior a Comunidade. 
  • 24 de Novembro: Missa Solene do encerramento da Clausura dos Jesuítas e competentes do Capítulo Geral e início do Ministério do Sr. Superior Geral. 

--------------------
O CAPÍTULO COMO PERPERTUADOR
 DO TRABALHO REALIZADO
--------------------

O Capítulo, realizamos "todos nós", com a oração e o comprometimento desde as primeiras fases e as reflexões que vocês conseguirem enviar. A palavra que, talvez, tenha retornado com mais frequência nestas páginas é "novo". A novidade pode estimular, mas também produzir temor. Não podemos permitir que nos fechemos para o novo, é necessário renovar-nos cada vez mais, para o bem de todos. 

Este Capítulo Geral deve nos ajudar a abrir o horizonte de expectativas, estabelecer metas elevadas, o que não significa impossíveis ou inatingíveis; objetivos que nos permitem correr riscos para ajudar a alcançar um mundo mais justo e humano. Às vezes se tem a impressão de que o medo de enfrentar o novo está bloqueando a Congregação, limitando nossa criatividade e, dessa forma, reduzindo a força do legado deixado por Santo Inácio de Loyola, mas é justamente o contrário, esse medo não é capaz de travar o futuro que o Senhor nos reservou. Devemos seguir sempre em frente.

Diante disso, invocamos a intercessão de Maria Santíssima, nossa Mãe, do nosso Fundador Santo Inácio, dos Santos Jesuítas, para que do Céu possam acompanhar os passos do nosso caminho em direção ao 2° Capítulo Geral.

Dado e passado, aos Quinze dias do mês de Novembro do ano jubilar de toda a nossa igreja, de dois mil e vinte e cinco.




 João Pedro dos Passos, SJM
Irmão Jesuíta 
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem