DECRETO DE CRIAÇÃO | Brasão da Ordem Jesuíta

    


       MONSENHOR JOÃO PEDRO DOS PASSOS, SJ

 POR MERCÊ DE DEUS EM NOME DA SANTA IGREJA 
SUPERIOR GERAL DA COMPANHIA DE JESUS

                         DECRETO DE CRIAÇÃO 

Brasão da Ordem
Prot. Nº 001/2025


Belo Horizonte, 03 de Maio de 2025.

A todos que lerem estas letras ou delas tomarem conhecimento, graça, saúde e paz.

Aprouve ao Espírito Santo, por meio da Santa Sé, que o trabalho de evangelização, oração e crescimento espiritual nesta ordem da Companhia de Jesus, pudesse dar início.


Por bem, DECRETO a criação do brasão Generalício da Ordem dos Jesuítas, passando a ser o já exposto neste documento.

O brasão tem a seguinte descrição:
Descrição Heráldica: IHS; Jesuítas: Companhia de Jesus - Minecraft.

  • No brasão transparecem a história e os valores da instituição, concebidos desde o princípio por Santo Inácio de Loyola (1491-1556) ao optar pelo nome de Jesus, como representação da Companhia.
  •      IHS: A Companhia ostenta o nome de Jesus, pois a ele deve sua origem, seu espírito e sua vida, escreveu Santo Inácio de Loyola. O monograma IHS são as iniciais de Iesus Hominum Salvator, Jesus Salvador da Humanidade.
  •      Sol: Mostra a propagação de Cristo em todos os continentes, e recorda a dimensão missionária da Companhia de Jesus, que desconhece fronteiras. Eu sou a Luz do mundo! (Jo 8,12)
  •      Cruz e Cravos: A Cruz é o símbolo máximo do Cristianismo e os cravos fazem alusão à 3ª semana dos Exercícios Espirituais, à paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à bandeira de Cristo, da Segunda Semana.
  •     Trama: É o único elemento incorporado. Mostra que somos um corpo apostólico universal, interligados pela união de corações, amigos no Senhor.
  •     Cor: O degrade de vermelho é a cor institucional e elemento importante para ampliar a percepção de unidade entre o logotipo antigo e o novo.

D. Alex Felipe - Heraldrista

Assim sendo, determinamos que a Cúria Generalícia e todos os seus departamentos e organismos dispostos no Estatuto da Companhia passe a utilizar este brasão, sejam atualizados todos os sites e demais publicações, convites e banners oficiais que ostentem a identidade visual da Ordem Jesuíta. 

Ficam revogadas todas as disposições em contrário.

Sem mais, rogamos as bençãos da Santíssima Virgem Maria, a senhora da Imaculada Conceição, concebida sem pecado original, sobre todos vós.

Dado e passado, aos três dias do mês de Maio do ano jubilar de toda a nossa igreja, de dois mil e vinte e cinco.



Monsenhor João Pedro Dos Passos, SJ

Padre Geral 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem